Taça Fundação Inatel 2010/2011 - 1ª fase - Grupo C - 5ª Jornada - Liga dos Últimos

segunda-feira, 28 de março de 2011

Rubrica "O melhor jogador da jornada" - 7.ª Jornada

Hoje são apresentados os resultados da votação submetida na passada jornada. Numa amostra de 10 votos, houve um empate entre Marco Mendes e Miguel Rei, ambos com 3 nomeações (30% a cada). Quanto aos restantes votos, estes foram divididos por Camilo, Diogo Piedade, Fred e Nunes.

Agradece-se a participação de quem votou, com a certeza de que houve um misto de seriedade e de sentido de humor. Ambos fazem parte do espírito desejável neste blog.

Cumprimentos a todos. Força Alvitejo!

Taça Fundação Inatel 2010/2011 - 2ª fase - Grupo C2 - 8.ª Jornada

"O Alvitejo" 1 - 1 G.D.U. Carregueirense


"O ALVITEJO": Camilo; Cavalo, Diogo Piedade, Margarido e Paulino; Diogo Inês (Tonel) e João Madeira; Fred, Miguel Rei e Telmo; André (Toninho).


Golo: Fred.


Equipas esforçadas foram dignas


O jogo de ontem foi disputado num terreno em melhores condições do que já aconteceu nesta fase e perante poucos adeptos, mas bons. Contudo, o facto mais assinalável foi a (quase) ausência de suplentes nos bancos, tendo o Alvitejo um "reforço" de última hora.


Na primeira parte, o equilíbrio foi dominante, com o jogo a ser fundamentalmente disputado a meio-campo, rareando as oportunidades de golo. Os guarda-redes tiveram assim pouco ou nenhum trabalho, embora a nossa grande oportunidade tenha surgido por meio de um remate de Miguel Rei que, para nossa infelicidade, bateu na barra. Mas foi a equipa visitante a terminar a primeira parte em vantagem, na sua única situação digna de registo, num ressalto resultante duma defesa apertada de Camilo. O resultado ao intervalo soube a injustiça, quando na realidade o nulo seria a situação mais condizente com a prestação das equipas.



Já na segunda parte, embora o jogo se tivesse desenrolado de igual modo a meio-campo, a nossa equipa conseguiu desenhar alguns contra-ataques mais perigosos, situação a que não será alheia o reforço de um dos flancos. Foram algumas as jogadas e bolas paradas que podiam ter tido resultado em golo, onde a oposição do guarda-redes e defesas da Carregueira evitaram o pior para a sua equipa. O empate acabou por chegar no seguimento duma bola parada, em que João Madeira centrou para a cabeçada certeira de Fred.

Mais para o final do jogo não houve situações que mereçam destaque, talvez devido ao cansaço despendido por ambas as equipas. É importante assinalar, desse modo, o esforço prestado pelos intervenientes.

Saudações a todos.

sábado, 26 de março de 2011

7.ª Jornada - 2.ª Fase - Grupo C2 - Classificação e Antevisão da 8.ª Jornada

Hoje publica-se a classificação e faz-se o habitual comentário. Atenção, os jogos de amanhã (e em diante) realizar-se-ão às 16 horas.


 Uma vez mais, regressaram os empates ao nosso grupo...algo que tem sido habitual nas nossas equipas, exceptuando a equipa de Raposa.

No próximo Domingo vai ter lugar um jogo que pode confirmar já a presença do G.D. Raposense nos quartos-de-final da Taça da Agência de Santarém. Ainda para mais sabendo que o opositor, a Juve São Domingos tem uma jogo a mais, restando-lhe disputar mais 6 pontos...Veremos o que decorrerá no sintético da Escola Agrária.

Quanto à nossa equipa, receberá em sua casa a Carregueira, jogo onde a possibilidade de obter 3 pontos será sempre bem vinda, pois poderá nesse cenário ficar em 3.º lugar após esta jornada. Nunca será demais relembrar que o historial de confrontos entre ambas as equipas nunca nos foi favorável, contudo, resta encarar o jogo com humildade e dignidade.

Está assim lançada a próxima jornada. A todos, saudações.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Taça Fundação Inatel 2010/2011 - 2ª fase - Grupo C2 - 7.ª Jornada

J.C. Ulme  0 - 0 "O Alvitejo"

"O ALVITEJO": Camilo; Cavalo, Diogo Piedade, Lamy e Paulino; Fred e Diogo Inês; João Madeira (Nunes), Marco Mendes e Nelson; Miguel Rei.


Disciplina

Cartão amarelo: Miguel Rei.


Muito futebol mas...faltou a cereja no topo do bolo...

Ontem, à partida para Ulme, o semblante dos nossos jogadores era carregado. Foram muitas as ausências, pelos mais diversos motivos, facto que levou a preocupações extra. Mas o grupo seguiu viagem e entrou em campo com a determinação necessária para lutar pelos três pontos.

Foi um jogo bem disputado, boa parte dele a meio-campo, com a equipa visitante a apresentar-se mais esclarecida nas suas jogadas. A troca de bola entre os jogadores, pelo chão, foi determinante, mas infelizmente as jogadas proporcionadas foram esbanjadas, perdendo-se a oportunidade de marcar os golos que a equipa fez por merecer. O futebol é assim, por vezes joga-se menos bem e marcam-se golos, outras vezes sucede o oposto...como foi o caso.

O resultado final foi um empate sem golos que não reflectiu o maior perigo causado pela nossa equipa. Registe-se, ainda assim, a entrega e o espírito de sacrifício demonstrado pelos 12 jogadores presentes, que dignificaram a camisola que vestem.

Saudações a todos.

domingo, 20 de março de 2011

6.ª Jornada - 2.ª Fase - Grupo C2 - Classificação e Antevisão da 7.ª Jornada

Embora um pouco "em cima da hora", uma vez mais procede-se à publicação da classificação após a 6.ª jornada, tal como à habitual antevisão da jornada seguinte.


Numa jornada onde a nossa equipa foi uma mera espectadora, o factor casa revelou-se importante, pois as equipas que jogaram na condição de visitadas venceram os respectivos jogos. A equipa de Raposa mantém a liderança destacada do grupo, com mais 5 pontos que S. Domingos, posição que vai manter por mais uma jornada. Além disso, sabendo que Raposa folga na próxima jornada, a equipa da Juve São Domingos tem aqui uma excelente oportunidade de se aproximar do líder, deixando em aberto a discussão desse lugar para a jornada seguinte, na qual estas equipas se vão defrontar em Santarém. Tudo vai depender do resultado obtido na Carregueira.

No outro jogo, a nossa equipa desloca-se a Ulme, onde uma possível vitória pode levar a mexidas na tabela classificativa. Não vai ser um jogo fácil, nem nunca foi, pelo que há que encará-lo com respeito pelo opositor, e aguardar pelo resultado da Carregueira.

Saudações!





sábado, 12 de março de 2011

5.ª Jornada - 2.ª Fase - Grupo C2 - Classificação e Antevisão da 6.ª Jornada

Esta semana, as circulares relativas à classificação e disciplina do INATEL foram recebidas tardiamente, ontem (6ª feira). Hoje, publica-se a classificação e faz-se a habitual antevisão da próxima jornada, apesar de folgarmos.

  

No próximo Domingo inicia-se a segunda volta, na qual cada equipa disputará quatro jogos, o que corresponde a 12 pontos possíveis (logicamente). Observando a tabela classificativa verifica-se que a equipa de Raposa encontra-se bem encaminhada para chegar à fase decisiva de apuramento do vencedor da Taça da Agência de Santarém.

Nesta jornada vão estar frente a frente Juve São Domingos e J.C. Ulme, em Santarém, e o G.D. Raposense contra o G.D.U. Carregueirense. Se as equipas que jogam em casa vencerem os respectivos jogos, alcançarão uma posição muito confortável. Por um lado, a Raposa poderá reforçar a sua condição de líder isolado, mantendo a sua supremacia pontual, e por outro a Juve São Domingos poderá "fugir" da Carregueira, em termos de disputa pelo segundo lugar. Contudo, não esqueçamos que as equipas visitantes já mostraram ser "ossos duros de roer" no decorrer deste campeonato, e podem muito bem baralhar as contas. Se é permitido ao autor deste artigo fazer uma observação, arrisca-se a dizer que a equipa de Ulme tem uma tarefa mais complicada, pois vai jogar num campo com piso sintético, e certamente que não estão habituados a essa circunstância. Mas em futebol....tudo é possível!

Resta-nos aguardar, como espectadores. Saudações aos intervenientes.



quinta-feira, 10 de março de 2011

Ano de aniversário do Clube

No próximo mês de Julho, o C.C.D. "O Alvitejo" comemora 25 anos. Resultou da fusão entre a Sociedade Recreativa de Vale de Figueira ("Sociedade de Baixo") e o Grupo União e Recreio ("Sociedade de Cima"), contudo, a designação "Alvitejo" é muito mais antiga, tal como a prática do futebol na nossa freguesia e a associação dessa mesma designação às equipas que o praticavam.

Hoje, é lançado um repto a atletas e adeptos, por parte de um dos bloggers. Como deverá, no vosso entender, a Secção de Futebol olhar para esta data? Poderá a Secção pensar numa actividade para comemorar?

Venham daí sugestões!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Taça Fundação Inatel 2010/2011 - 2ª fase - Grupo C2 - 5.ª Jornada

Juve São Domingos 2 - 0 "O Alvitejo"

"O ALVITEJO": Loureiro (Camilo); Cavalo, Diogo Piedade (Lamy), Margarido e Toninho; João Madeira (Fred) e Diogo Inês; Vagarinho (Nunes), Telmo e Paulino (André); Miguel Rei.


Disciplina

Cartão amarelo: Margarido, Telmo e Miguel Rei.

Cartão vermelho: Telmo.

(Nota: o autor agradece a colaboração prestada por um dos leitores - 12/03/2011).


  
Faltou samba no Carnaval da Escola Agrária...

Não... Não foi uma partida de Carnaval... A deslocação a Santarém não correu de feição. Grande parte do primeiro tempo foi disputado sobretudo no meio-campo, não havendo lugar a jogadas vistosas e eficazes para alvejar a baliza, de ambas as partes. Mas foi mesmo a equipa anfitriã que mais perto esteve do golo, após um pontapé de canto, lance que resultou num remate à barra da nossa baliza. Passado este calafrio, não demorou muito para que as equipas fossem para o balneário.


Após o regresso, foi a nossa equipa a construir a primeira oportunidade de inaugurar o marcador, facto que infelizmente não veio a acontecer. Poderia ser o tónico que faltava para que pudéssemos "assentar" o nosso jogo e arrancar para uma melhor exibição. Contudo, não foi isso que veio a acontecer, pois a equipa da Juve S.Domingos começou a jogar mais no nosso meio-campo, dando lugar a jogadas mais intencionais. Como tal, uma perda de bola à entrada da área originou o primeiro golo da equipa da casa. Pouquíssimos minutos depois, nova desconcentração resultou no segundo golo da partida. Dois golos de rajada que deitaram por terra qualquer resposta concertada, embora ainda faltasse algum tempo.

Até final, da nossa parte não houve oportunidades claras para reduzir a desvantagem, salvo uma ou duas jogadas às quais pudesse ter sido dado um melhor seguimento.

Apesar do tempo fresco, registe-se a adesão de adeptos em bom número, que se deslocaram a este campo.

Segue-se uma paragem devido a folga, mas esperemos que, com ou sem samba, o ritmo volte a aumentar. Força Alvitejo!

sábado, 5 de março de 2011

5ª Jornada - 2ª Fase - Grupo C2 - Antevisão

Neste fim-de-semana a nossa equipa desloca-se ao sintético da Escola Superior Agrária de Santarém para disputar um jogo com a equipa da Juve São Domingos. Será a deslocação mais próxima, de entre aquelas já feitas ou que ainda se vão realizar. No outro jogo da próxima jornada, a Raposa recebe Ulme.


Decorridas que estão quatro jornadas, Raposa encontra-se isolada no primeiro lugar com 3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que folga na próxima jornada. Vamos ver o que consegue fazer Ulme a jogar fora pois, após este jogo, ou Raposa reforça a sua condição de líder, ou então Ulme pode igualar ou ultrapassar a Carregueira, em termos pontuais...

Fazendo uma referência ao nosso jogo, este também se reveste de igual importância. Se alguma das equipas que vão disputá-lo ganhar, a mesma passará a somar 5 pontos, isolando-se em segundo lugar se Ulme não conseguir vencer fora.

Bem...e parece que vamos ter de fazer conta com os empates...que têm sido uma constante. A título de curiosidade temos no nosso grupo duas equipas que contam só com empates nos jogos já realizados - Ulme e Carregueira.

Quanto a nós, resta esperar que seja um bom jogo, ou bons jogos, num pensamento mais dentro do espírito desportivo que se deseja no INATEL. Fica aqui também um convite endereçado a adeptos de outros clubes do nosso grupo, e não só, a fazerem os seus comentários dentro dum espírito construtivo.

Já os nossos adeptos terão oportunidade de ver um jogo bem perto de casa. Força Alvitejo!

quarta-feira, 2 de março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Taça Fundação Inatel 2010/2011 - 2ª fase - Grupo C2 - 4.ª Jornada

"O Alvitejo" 1 - 2 Raposa

"O ALVITEJO": Loureiro; Cavalo (David), Margarido (Fred), Lamy (Nunes) e Paulino; Diogo Inês e Sibuca (Nelson); Vagarinho (Cap.), Marco Mendes e Telmo; Miguel Rei (João Madeira).

Suplentes não utilizados: Camilo e Diogo Piedade.

Disciplina

Cartão amarelo: Cavalo, Margarido, Vagarinho e Marco Mendes.

Golo: Marco Mendes (g.p.)


Derrota com sabor amargo

Ontem a nossa equipa defrontou a Raposa, primeiro classificado do grupo onde estamos inseridos. Numa tarde de sol que convidou bastante gente a assistir ao encontro, e com um campo em boas condições, em comparação com o último jogo em casa, estavam reunidas as condições para assistir a uma boa partida.


A partida iniciou-se com a equipa visitante a mostrar-se mais esclarecida e a jogar mais sobre o nosso meio campo, tendo pertencido à Raposa o primeiro sinal de aviso. O Alvitejo, de forma gradual conseguiu equilibrar a partida, tendo Miguel Rei a infelicidade de não conseguir finalizar uma bola cruzada do lado esquerdo, no momento em que se preparava para o fazer. Algum tempo depois, deu-se o lance que originou a grande penalidade a favor da equipa da casa, quando Telmo se preparava para tentar finalizar. Chamado a converter, Marco Mendes atirou com sucesso, fazendo o 1-0.

Quanto ao resto da primeira parte, marcado por uma toada de equilíbrio, houve poucos lances a assinalar, sendo mais importante apenas um, com efeitos no marcador. Na sequência de várias tentativas para os visitantes tentarem alcançar a baliza, surgiu a grande penalidade que originou o empate, resultado que se manteve até ao intervalo.


A segunda parte não foi rica em lances claros para finalização, mantendo-se um certo equilíbrio. Excepção para o começo da segunda parte, onde a equipa de Raposa tentou carregar um pouco mais. E foi com essa atitude que se deu origem ao golo da reviravolta no marcador, devido a uma perda de bola da nossa defesa, aproveitada da melhor forma pelos visitantes. Daí em diante, situações da nossa parte para tentar alcançar o empate só de assinalar um livre indirecto dentro da grande área e um remate dentro da área desviado pela defesa contrária.

Foi uma tarde infeliz, onde a equipa se mostrou abaixo daquilo que já tinha feito nesta 2.ª fase, pese embora não tivesse ganho esses jogos. Resta esperar para ver como corre o próximo jogo.

Agradece-se a adesão dos adeptos, que compareceram em bom número neste jogo. Força Alvitejo!

NOTA: Esta crónica foi editado no dia 01/03, por iniciativa do seu autor.